Estilos de cabelo: expectativa e realidade

Você já entrou no salão de beleza para dar uma repaginada no cabelo e acabou saindo de lá com um resultado bem diferente do esperado? Uma das principais causas é a dificuldade de comunicação entre o cliente e o profissional ao definir o estilo de cabelo.

Nessas horas não poupe palavras. Converse e explique o que deseja, isso pode resolver todos os problemas! Mas, se isso não for possível, tire todas as dúvidas com seu profissional antes de tomar uma decisão definitiva. Entender o resultado é sempre a melhor escolha!

“Só as pontinhas”, errado, mostre o tamanho real que você deseja.

Uma das frases mais perigosas e temidas pelos cabeleireiros é quando uma mulher pede para aparar apenas as pontinhas do cabelo. A chance do profissional acabar tirando mais do que o desejado do comprimento é bem alta, e tudo porque o pedido não foi tão especificado como deveria ser. Dessa forma, para ter o corte do jeitinho que foi imaginado na sua cabeça, diga exatamente quantos centímetros devem ser cortados e tire a decisão das mãos do hairstylist se esse não for o seu desejo.

Diga exatamente o tom que deseja ao colorir os cabelos

Outro grande causador de frustrações entre cliente e cabelereiro acontece na hora de iluminar os fios com luzes ou repaginar totalmente o visual com uma cor diferente do habitual. Se você chega pedindo apenas “quero luzes” ou “um castanho da moda”, sem dizer exatamente o tom que deseja, é muito provável que o momento “expectativa x realidade” não seja compatível. A melhor maneira para evitar esse tipo de erro, é levar referências e fotos com exemplos que sejam o mais próximo possível do que se espera ao fim do processo.

Na franja, sempre mostre a altura e finalização exatas

Existem vários estilos de franja. Reta ou desconectada, na altura média, curta ou longa, estilização bem lisa ou mais despojada, o que não falta são possibilidades para esse visual. Por isso, é tão importante deixar bem explicado para o profissional o que você deseja. Nós sabemos que as madeixas crescem, mas até crescerem podem causar um grande desconforto, não é mesmo? Evite surpresas desagradáveis e seja sempre o mais direta que puder!

Corte de cabelo de uma celebridade, combina com seu estilo?

Usar as celebridades como inspiração para corte, coloração e styling é bem recorrente e está longe de ser uma prática errada. Mas é sempre bom considerar o quanto o seu cabelo se assemelha com o da famosa que você deseja copiar. Se o cabelereiro for de confiança, com certeza te alertará sobre o risco dessa mudança, mas caso isso não aconteça, saiba que nem sempre a culpa é do profissional, e sim do pedido feito. Para te ajudar, separamos algumas dicas de corte e coloração conforme o seu tipo de rosto e tom de pele.

Harmonia com seu formato de rosto

Para evitar erros, opte por um corte de cabelo que traga harmonia para o formato do seu rosto. Os rostos ovais, tem cantos suaves e delicados, e não possuem ângulos ressaltados. Conhecido como rosto universal, esse formato combina praticamente com qualquer corte de cabelo. Mulheres com o rosto assim ficam bem até com os cortes mais curtos e podem ousar nas franjas.

Se você tem o rosto redondo, para esse formato o ideal é um corte que não deixe o cabelo muito volumoso, pois o volume ressalta o formato do rosto. Adote cortes com laterais retas, eles ajudam a alongar o rosto, e procure cortes abaixo da linha do queixo. Mas caso queira um corte mais curto, acima do queixo, opte por um repicado para ajudar a disfarçar a largura do rosto.

rosto triangular combina com volume e desfiado, pois ajudam a amenizar a região do queijo que é um pouco mais evidente neste tipo de rosto. Convém mais com cortes médios, mas também pode-se usar os cortes longos ou curtos. O estilo “Joãozinho” fica ótimo para mulheres de traços delicados.

Já para os rostos de formato quadrado os cabelos de tamanho médio ou longo são muito apropriados, o ideal é aliá-los a cortes com riscas laterais e em camadas, pois ajudam a suavizar as linhas do rosto. As franjas mais delicadas também são recomendadas, podem ser laterais ou divididas ao meio.

Cor do cabelo de acordo com sua pele

Você já ouviu falar em subtom? Ele é o responsável pela nuance da nossa pele, que pode ser amarelada, rosada ou neutra. Peles quentes geralmente são mais amareladas e olivas, já as frias têm fundo rosado ou levemente avermelhado. Para tirar a prova é só olhar as veias do pulso. No subtom quente as veias são esverdeadas, já nas frias, elas aparecem azuladas. O tom neutro é o equilíbrio entre as cores e se adapta a diversas cores de cabelo.

Indicações

O loiro frio, famoso platinado é indicado para peles de fundo rosado. A cor fria ajuda a atenuar o avermelhado da pele. Além disso, o tom é poderoso e ousado.

Para peles quentes, douradas e olivas, o loiro caramelo, dourado e com fundo mais amarelado cai muito bem! A combinação de dois tons quentes beneficia o visual que fica a cara do verão.

O vermelho frio, intenso, é super expressivo em peles bem clarinhas, pálidas e até com rosáceas. O tom mais frio valoriza a cor da pele e equilibra os pontos avermelhados.

O vermelho quente, é super versátil e funciona em diferentes tons e subtons de pele. A pele neutra ganha destaque com a cor que fica entre o loiro e o ruivo.

Assim como o vermelho quente, o marrom frio é multifuncional! Ele se adequa aos diferentes tons e subtons e ganha detalhes iluminados com mechas um pouco mais claras.

Negras e morenas ficam especialmente um arraso com marrom quente. A cor é ideal para o subtom oliva e dourado deixando o visual harmonioso.

O preto frio também é outra carta na manga no universo capilar. Use-o em subtons frios para ressaltar a cor da pele ou em subtons quentes para garantir o moreno intenso.

O preto com nuances em tons de chocolate é ideal para negras e morenas. O subtom quente ilumina a cor da pele e destaca o tom.

Por fim não se esqueça que é muito importante explicar em detalhes para o profissional o que você almeja. Além disso, sempre que possível leve imagens de referência para ele poder se orientar!

Compartilhe conosco suas experiências de repaginada capilar! Foi algo positivo ou frustrante?

Gostou de nossas dicas? Conte pra gente nos comentários!

*Clique aqui e receba promoções, dicas e novidades sobre produtos Girass via WhatsApp

Publicado por: Marciene Silva em 15 de janeiro de 2021.

Referencias: https://www.segredosdesalao.com.br/ https://belezaesaude.com/dicas-beleza/ https://blog.justfor.com.br/estilos-de-cabelo-expectativa-e-realidade/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close